Rua Joaquim Floriano, 466 cj 603 - Itaim Bibi - São Paulo/SP     Rua Itapeva, 286, 1º andar - Bela Vista São Paulo/SP     11 3149-9455     11 97053-0912

Sua fertilidade pode estar sendo comprometida!

Sua fertilidade pode estar sendo comprometida!

No dia a dia das mulheres, existem diversos fatores que podem interferir diretamente em sua fertilidade, seja positivamente ou negativamente. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, aproximadamente 10% das mulheres em idade reprodutiva enfrentam problemas de fertilidade.

Até mesmo hábitos alimentares ou práticas rotineiras exercem influência em seu organismo, podendo causar diversas alterações na produção hormonal e no metabolismo.

Por isso, se seu sonho é ser mãe, chegou a hora de ficar atenta ao que pode estar influenciando em sua fertilidade e atrapalhando o sucesso nas tentativas de engravidar!

Antes de prosseguir, é importante ressaltar que um dos principais fatores que interferem na fertilidade feminina é a IDADE.

Entenda dessa forma: as mulheres já nascem com mais de 2 milhões de óvulos em seus ovários, quantidade que determinará até qual idade ela será fértil. Em média, a cada ovulação, cerca de 1.000 desses óvulos passam por um processo de morte celular e são descartados.

Ou seja, conforme a mulher envelhece, sua reserva ovariana diminui drasticamente, e os óvulos restantes também perdem qualidade. Além disso, com o envelhecimento o endométrio fica mais fino e os ciclos menstruais desregulados, o que afeta ainda mais a fertilidade.

Nesse sentido, há uma forma de preservar seus óvulos saudáveis caso queira adiar a gestação por alguns anos e garantir a fertilidade: o congelamento de óvulos! Fique de olho que logo teremos post aqui sobre isso.

E o que mais pode afetar a fertilidade além da idade?

Doenças ginecológicas

As mais comuns são endometriose, síndrome dos ovários policísticos (SOP), doença inflamatória pélvica (DIP), miomas uterinos, pólipo uterino e sinéquia uterina.

Cada uma dessas doenças se manifesta de uma forma diferente no organismo, prejudicando a fertilidade e dificultando a gravidez, além de causar distúrbios hormonais, alterações nas trompas, útero e ovário. O ideal é realizar o tratamento da doença e manter o acompanhamento médico para saber se é possível engravidar, e se sim, se é indicada a gestação natural ou por métodos de reprodução assistida.

Alterações hormonais

Os hormônios têm um papel muito importante na fertilidade, influenciando na ovulação e em diversas outras partes do corpo. Quando ocorre um distúrbio hormonal, a ovulação pode acabar desequilibrada, podendo até mesmo levar a infertilidade em casos mais graves.

A menopausa precoce pode causar esse tipo de alteração! Doenças endocrinológicas também, como hipotireoidismo e hipertireoidismo.

As causas são inúmeras, desde doenças, alimentação, estresse, sedentarismo, obesidade, uso de medicamentos, exercícios físicos e até mesmo distúrbios do sono.

Hormônios desregulados devem ser sinal de atenção para problemas na fertilidade!

Tabagismo e Consumo de álcool

O uso de tabaco pode afetar diretamente a ovulação e interferir nos níveis de hormônios essenciais para a fertilidade feminina, levando a irregularidades menstruais. No caso do cigarro, algumas substâncias presentes nele prejudicam o funcionamento das tubas uterinas e na formação do blastocisto.

Já o álcool pode alterar o metabolismo do fígado e causar distúrbios hormonais que dificultam a mulher a engravidar.

 

Obesidade, sedentarismo e alimentação desbalanceada

 

A obesidade é considerada uma comorbidade diretamente associada a menores taxas de sucesso em ciclos de reprodução. Isso porque o excesso de ácidos graxos pode afetar células fora do tecido adiposo e prejudicar os tecidos reprodutivos, além de causar distúrbios hormonais que desregulam a produção de estrogênio e progesterona.

A alimentação desbalanceada associada ao sedentarismo também pode aumentar as chances de obesidade e de causar distúrbios hormonais e afetar diretamente o metabolismo e, consequentemente, prejudicando a ovulação e, em alguns casos, causando alteração nos ciclos menstruais.

Fatores genéticos

Se existe histórico de alguma doença genética na família ou presença de alterações cromossômicas, a fertilidade pode ser comprometida.

Alterações na pelve feminina

Obstrução tubária, alterações na secreção do muco cervical, más formações uterinas ou cirurgias prévias que podem causar alterações anatômicas ou limitações são fatores que podem prejudicar diretamente a fertilidade, visto que são estruturas necessárias na gestação.

A recomendação é que o médico faça uma avaliação completa do seu caso para entender quais são os meios possíveis para a gestação.

Estresse

Sim, o estresse também pode ser um fator prejudicial (e muito). O que acontece é que o estresse pode levar a comportamentos já mencionados acima e que atrapalham alcançar a gravidez, como tabagismo, uso abusivo de álcool, distúrbio do sono e descontrole da alimentação e do peso.


Dr. Eduardo Miyadahira
Consultório 1
Rua Joaquim Floriano, 466 cj 603 - Itaim Bibi São Paulo/SP
Consultório 2
Rua Itapeva, 286, 1º andar - Bela Vista São Paulo/SP
Agendar Consulta
11 3149-9455
11 97053-0912

Responsável Técnico: Dr. Eduardo Miyadahira - CRM-SP 120.256
©Todos os direitos reservados.

Site desenvolvido e otimizado por Agência Digital Glogs