Sangramento de Nidação: O que é e qual a diferença com a menstruação?
A nidação, processo quando ocorre a fixação do embrião na parede uterina, pode provocar alguns sintomas na mulher, dentre eles, o sangramento.
O sangramento de nidação é um sinal comum da gravidez e pode ocorrer imediatamente após a concepção ou algumas semanas depois.
Neste conteúdo, vamos abordar as principais diferenças entre sangramento de nidação e menstruação para que você, mulher tentante, saiba como identificar cada um.
Desejamos a você uma ótima leitura!
O que é sangramento de nidação?
Se você carrega dentro de você o desejo de ser mãe, preste atenção em uma das alterações que seu corpo pode sinalizar, caso esse sonho esteja próximo de se realizar.
Esta alteração é o sangramento de nidação que, algumas vezes, não acontece em todas as mulheres que engravidam, mas quando ocorre apresenta algumas características que o diferem da menstruação regular.
Sangramento de nidação é um termo médico que se refere a um tipo de sangramento vaginal do início da gravidez, quando o embrião se implanta no revestimento do útero, cerca de 10 dias após a fertilização.
Esse sangramento pode ser leve a moderado e, geralmente, dura menos de três dias.
O sangramento de nidação é diferente da menstruação, já que este último acontece quando o revestimento do útero descama pela ausência de implantação de um embrião.
Como é o sangramento de nidação?
O sangramento da nidação costuma ter fluxo leve ou moderado e, geralmente, tem uma tonalidade levemente para a cor rosa, podendo variar para o marrom.
Vale ressaltar que a mulher deve ficar atenta, já que a nidação pode vir acompanhada de outros sintomas, além do sangramento. Entre eles:
- Sangramento leve a moderado, que dura alguns dias após a relação sexual;
- Inchaço das mamas;
- Dor nas costas ou nas pernas;
- Cansaço.
Muitas mulheres relatam ainda, que a nidação é acompanhada por um leve desconforto, ou uma sensação de queimação na região inferior do abdômen.
É possível ter nidação e não estar grávida?
A resposta é: não.
A nidação é um acontecimento relacionado ao início da gestação. Então, se houve nidação, houve gravidez.
No entanto, uma mulher pode ter um sangramento vaginal que lembre o da nidação e não estar grávida. Se esse sangramento se repetir mês a mês sem padrão e/ou com alteração de fluxo, pode ser preciso pesquisar o motivo desse sangramento anormal.
Por isso, é importante estar atenta a outros sintomas de nidação, como os citados acima.
Como saber se o sangramento é menstruação ou nidação?
A diferença entre o sangramento da menstruação e da nidação é que, o sangramento da menstruação é um evento fisiológico normal que acontece com todas as mulheres em idade reprodutiva, enquanto a nidação é um sinal de gravidez.
O sangramento da menstruação ocorre quando o endométrio, o revestimento do útero, é expelido através do canal vaginal. A nidação, por outro lado, ocorre quando o embrião se implanta no revestimento do útero.
A menstruação, o maior sinal de que a mulher não está grávida, costuma durar de três a sete dias e, geralmente, é mais intensa do que o sangramento de nidação.
O sangramento de nidação, que é o primeiro sinal de que a mulher está grávida dura, normalmente, cerca de três dias.
Dito isso, podemos reforçar que as principais diferenças são as características do sangue e o fluxo.
Nidação:
- Pouco fluxo;
- Costuma durar entre 2 e 3 dias;
- Coloração que pode variar entre o rosa e marrom.
Menstruação:
- Vem com maior intensidade;
- Tem uma duração maior, entre 4 e 7 dias;
- Vermelho vivo.
Vale lembrar novamente, que o sangramento de nidação não é uma regra, mas sim uma exceção.
Por isso, não são todas as mulheres que conseguem perceber a gestação por meio da ocorrência deste sangramento, já que ele vai depender do organismo de cada mulher e pode se mostrar ausente no processo.
Nesse sentido, vale buscar a orientação de um médico ginecologista especialista em reprodução assistida para constatar se, de fato, você está grávida.
Conclusão
A nidação, processo que acontece quando a mulher está grávida, pode provocar alguns sintomas como um sangramento de pouca intensidade, de cor rosa à amarronzada, que dura em média dois a três dias.
Muitas vezes as mulheres podem confundir menstruação com o sangramento da nidação, por isso é importante prestar atenção nas diferenças desses dois processos, que se dão principalmente pelas características do sangue e de seu fluxo.
Apesar de ser um sinal de gravidez, o sangramento pelo canal vaginal pode ser causado por diversos fatores, e é importante consultar com um médico especialista em reprodução assistida para descobrir a causa e iniciar o tratamento adequado, caso necessário.
Se você ainda estiver com dúvidas acerca desse assunto, não deixe de entrar em contato com o Dr. Eduardo Miyadahira, profissional capacitado e experiente, que pode lhe ajudar a sanar quaisquer dúvidas sobre ciclos e gravidez.
Tags: Sangramento de nidação