Rua Joaquim Floriano, 466 cj 603 - Itaim Bibi - São Paulo/SP     Rua Itapeva, 286, 1º andar - Bela Vista São Paulo/SP     11 3149-9455     11 97053-0912

Existe idade limite para fazer a fertilização in vitro?

Existe idade limite para fazer a fertilização in vitro?

O que é Fertilização In Vitro e quais são suas recomendações.

A Fertilização In Vitro ( FIV) é hoje a mais avançada técnica da Reprodução Assistida, tendo ajudado milhares de famílias e mães solo ao redor de todo o mundo. Através de uma combinação de modernas técnicas da medicina e da tecnologia, é feita a fecundação do óvulo fora do corpo da mulher, em um laboratório especializado, aumentando a chance de sucesso de uma gestação.

Mas não se engane: a FIV não é um procedimento novo! Essa técnica, na realidade, foi criada em 1978, na Inglaterra, e era popularmente conhecida como “bebê de proveta”.

Após essa grande conquista, muitos avanços a respeito da Reprodução Assistida em geral e da Fertilização In Vitro foram feitos, dando oportunidades cada vez melhores de gerar uma gravidez em casos de infertilidade. Hoje em dia, sabemos, inclusive, que essa técnica também pode ser usada para casais homoafetivos e em casos de produção independente.

Quando a fertilização in vitro é indicada?

Com exceção dos casos citados acima (casais homoafetivos e produção independente) que não necessitam apresentar problemas de infertilidade para recorrer a essa técnica complexa, a Fertilização In Vitro tem algumas recomendações importantes.

Para definir se este é o caminho indicado no seu caso, é preciso avaliar diversos aspectos da situação: exames laboratoriais, histórico médico da paciente, idade, hábitos de vida, reserva ovariana, doenças genéticas, histórico de gravidez anterior e presença de infertilidade, seja materna ou paterna. No caso da mulher, também são feitas a avaliação da ovulação, estudo das tubas uterinas e avaliação completa do útero.

Com a causa da infertilidade diagnosticada, o especialista irá apresentar as soluções possíveis e o que esperar de cada uma delas. Então, em conjunto com a paciente, fará a escolha da técnica ideal.

Os casos mais comuns de recomendação da Fertilização In Vitro são:

Em homens:

  • Baixa concentração de espermatozoides ou redução da motilidade;
  • Homens que passaram pela vasectomia;
  • CBAVD – congenital bilateral absence of vas deferens (ausência do ducto deferente);
  • Homens que apresentam ausência de espermatozoides .

Em mulheres:

  • Alterações tubárias, como tubas uterinas danificadas ou obstruídas;
  • Doenças ginecológicas como endometriose ou adenomiose;
  • Mulheres que passaram por laqueadura;
  • Baixa reserva ovariana;
  • Baixa qualidade dos óvulos;
  • Histórico de doença genética familiar;
  • Pacientes oncológicos;
  • Casais que apresentam infertilidade sem causa diagnosticada;
  • Falha de outros tratamentos da Reprodução Assistida.

A fertilização in vitro sempre funciona?

Assim como qualquer outro procedimento da Reprodução Assistida e da medicina em si, não é possível afirmar que as taxas de sucesso são 100%, até porque o “sucesso” em questão pode estar relacionado a diversos aspectos do tratamento e não apenas o resultado positivo no teste de gravidez.

A verdade é que para entender melhor quais são suas chances de sucesso na gravidez, o ideal é conversar com o especialista responsável por seu tratamento. Apenas a análise minuciosa dos exames da paciente em conjunto com o diagnóstico médico e objetivos traçados nas consultas poderão fornecer essas estimativas.

Porém, não podemos nos esquecer que a Fertilização In Vitro é considerada a técnica mais avançada da Reprodução Assistida! Por isso, considerando que o processo reprodutivo em nós, seres humanos, é ineficaz, os resultados da FIV são muito bons e não à toa aqueles ingleses que descreveram o método em 1978 ganharam o prêmio Nobel de medicina em 2010.
Quer entender melhor sobre as estatísticas de sucesso na FIV levando em consideração os nascido-vivos por ciclo da FIV e por transferência de embrião feita? O site da Sociedade Americana para Tecnologias de Reprodução Assistida (SART) possui todas essas estatísticas: http://www.sart.org/

Existe idade limite para fazer a fertilização in vitro?

Atualmente no Brasil, o Conselho Federal de Medicina orienta os profissionais a realizarem tratamentos de reprodução assistida em mulheres de até 50 anos.

Essa recomendação é frisada na Resolução\ CFM N°2.294, de maio de 2021:

As técnicas de RA podem ser utilizadas desde que exista possibilidade de sucesso e baixa probabilidade de risco grave à saúde do(a) paciente ou do possível descendente.
3.1 A idade máxima das candidatas à gestação por técnicas de RA é de 50 anos.
3.2 As exceções a esse limite serão aceitas com base em critérios técnicos e científicos fundamentados pelo médico responsável quanto à ausência de comorbidades da mulher e após esclarecimento ao(s) candidato(s) quanto aos riscos envolvidos para a paciente e para os descendentes eventualmente gerados a partir da intervenção, respeitando a autonomia da paciente e do médico.

Tais recomendações são feitas visando a saúde geral da paciente e do bebê.

Vários motivos ajudam a justificar o limite de idade sugerido pelo Conselho Federal de Medicina mas um motivo importante é a gestação saudável. Sabemos que a gestação é um período especial e que demanda uma sobrecarga ao corpo das mulheres. E temos que pensar além, a gravidez é o começo de uma vida, então, a futura mamãe deve estar saudável para cuidar de seu filho(a).

Mas atenção: a gestação após os 35, 38, 40 anos NÃO É inviável! Basta a mulher estar saudável e se houver dificuldades em
relação aos óvulos, podem ser usados óvulos congelados anteriormente ou óvulos doados, por exemplo.

Converse com um especialista em reprodução assistida!

Nesse post foram apresentados importantes aspectos da Fertilização In Vitro (FIV), tratamento de alta complexidade que une modernas técnicas da medicina da Reprodução. Porém, lembre-se: a avaliação de um especialista em reprodução assistida é sempre necessária para definir qual é o tratamento que mais se encaixa em seu caso e em suas necessidades!

Me acompanhe nas redes sociais:

Para saber mais sobre reprodução assistida, Fertilização In Vitro, Invertilidade e muito mais, acompanhe minhas redes sociais:

Instagram: @dr.eduardomiyadahira
Youtube: Dr. Eduardo Miyadahira

Conteúdos novos diariamente, não deixe de seguir!


Dr. Eduardo Miyadahira
Consultório 1
Rua Joaquim Floriano, 466 cj 603 - Itaim Bibi São Paulo/SP
Consultório 2
Rua Itapeva, 286, 1º andar - Bela Vista São Paulo/SP
Agendar Consulta
11 3149-9455
11 97053-0912

Responsável Técnico: Dr. Eduardo Miyadahira - CRM-SP 120.256
©Todos os direitos reservados.

Site desenvolvido e otimizado por Agência Digital Glogs